Kamala Harris apresenta suas posições políticas sem comentar sobre criptomoedas, enquanto Donald Trump manifesta apoio ao Bitcoin
- criptolabx
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Após mais de um mês de especulação, Kamala Harris finalmente apresentou uma lista de propostas políticas para uma futura administração presidencial. Contudo, para surpresa de alguns, essas propostas não incluem nenhuma menção ao Bitcoin ou outras criptomoedas.
Na nova seção de assuntos do site de sua campanha, Harris aborda seu apoio à “inovação e aos trabalhadores americanos”, comprometendo-se a fomentar o crescimento do setor de inteligência artificial e a promover “outros setores avançados do futuro”. Embora isso possa ser interpretado por alguns como um sinal positivo para o setor de criptomoedas, a candidata democrata não fez nenhuma referência pública aos ativos digitais, nem para elogiá-los nem para criticá-los, durante sua campanha presidencial. Na verdade, ela parece não ter discutido o tema em sua carreira política até o momento.
Seria quase mais surpreendente se Harris incluísse criptomoedas entre as questões prioritárias destacadas em seu site do que se ela optasse por não mencioná-las. O documento mais abrangente do Partido Democrata, lançado no mês passado, também não fez referência a ativos digitais.
Enquanto isso, o setor de criptomoedas tem pressionado fortemente para mudar essa narrativa. Com o apoio financeiro de grandes participantes do setor, como Coinbase, Ripple e Andreessen Horowitz, os super PACs pró-cripto arrecadaram centenas de milhões de dólares para influenciar as eleições de novembro. O Fairshake, o maior desses PACs, arrecadou mais de US$ 246 milhões neste ciclo eleitoral, superando em muito o segundo maior super PAC, o grupo de lobby pró-Israel AIPAC, que arrecadou menos da metade desse valor.
A campanha de Kamala Harris parece ter adotado uma abordagem mais cautelosa em relação às criptomoedas, especialmente em comparação com a postura cética do presidente Joe Biden sobre o tema. Apesar do silêncio de Harris, Mark Cuban, defensor das criptomoedas, revelou que seus funcionários tiveram contato com a campanha para discutir o setor. O CEO da Circle, Jeremy Allaire, também elogiou o esforço da campanha para entender os ativos digitais.
Comentários